Seja bem vindo ao Cantinho da pescaria, o mais novo site de pesca de Araguari e da região do Triângulo Mineiro ! ! !
Cantinho da Pescaria
Pescador
Pulo peixe
Golfinho
Peixe
Tubarão
Salto
Pescaria
Formulário
Cantinho da Pescaria
Pescaria


Cesto de peixes no chão.
Cheio de peixes, o mar.
Cheiro de peixe pelo ar.
E peixes no chão.

Chora a espuma pela areia,
na maré cheia.

As mãos do mar vê e vão,
as mão do mar pela areia
onde os peixes estão.

As mãos do mar vêm e vão,
em vão.
Não chegarão
aos peixes do chão.

Por isso chora, na areia
a espuma da maré cheia.

.:Cecilia Meireles:.

TRALHAS

OUTROS EQUIPAMENTOS


ÍNDICE RÁPIDO

CAIXA DE PESCA
PUÇA
SAMBURÁ
AGARRA PEIXE
ENCASTOADOR
EMPATE DE AÇO
SNAPS
GIRADORES
BICHEIROS
COLETE SALVA-VIDAS
DESENROSCADOR DE ISCAS
ALICATE DE BICO
CANIVETES
ÓCULOS POLARIZADOS
TARRAFA
REDES
REPELENTE
DEDAL PARA LAMBARI
BARRACA
BINOCULO
BÚSSULA
CAIXA TÊRMICA
CANOA
CANTIL
COLCHONETE
CORTADOR DE LINHA
FOGAREIRO
LAMPIÃO
LANTERNA
LUVA AGARRAR PEIXE
SACO DE DORMIR
SUPORTE DE VARA
TIRA ESCAMAS
BALANÇA
CARRETINHA
MOTOR
CAIXA MIÇANGAS
ANZOIS COM MIÇANGAS
ALICATES
BOIAS
PORTA VARAS
ANZÓIS
Desingripante Spray WD-40
MOTOR ELÉTRICO
CHUVEIRINHO
ROTORES
BASTÃO DE LUZ
VARAS DE PESCA
CHUMBADAS
LINHAS
POITA
PANELAS

CAIXA DE PESCA

     A importância da caixa de pesca é algo indiscutível. É ela que acondiciona, protege e transporta aqueles equipamentos pelos quais o pescador tem tanto carinho. As caixas de pesca são também chamadas de "tralhas". As primeiras eram fabricadas em aço e depois pintadas, mas eram muito pesadas. Sem falar que, com o tempo, amassavam, empenavam e apresentavam problemas de ferrugem, especialmente em regiões litorâneas. Atualmente, as caixas de pesca são fabricadas em materiais plásticos que, além de duráveis, são leves e não enferrujam. Elas também são muito mais práticas que as antigas, fabricadas em metal. As novas caixas têm bandejas e espaços livres que permitem o acondicionamento dos mais diferentes materiais de pesca, até mesmo em tamanho, como chumbos, anzóis, iscas, carreteis de linha, bóias e etc. A variedade de caixas encontrada no mercado possibilita optar por aquela que melhor se adapta à modalidade de pesca preferida.

PUÇA

    Usado com a finalidade de embarcar o peixe, o puçá (ou passaguá) é normalmente confeccionado com madeira ou alumínio. Seu corpo é constituído de um cabo de tamanho variável e um aro na extremidade, onde se prende uma rede cônica. Se bem usado, é a ferramenta mais segura para o embarque dos peixes. Isso porque evita que eles se debatam e, consequentemente, escapem com facilidade, como acontece quando se usa um alicate pega peixe ou um bicheiro. Os pescadores que usam iscas artificiais devem optar pelos modelos de puçá que tenham rede em monofilamento. Ela evita que as garatéias se prendam aos fios. A principal desvantagem do puçá refere-se ao fato de ele remover o muco protetor da epiderme dos peixes.


SAMBURÁ

    Típico das pescarias mineiras, o samburá se modernizou e, hoje, se apresenta com uma série de praticidades e sofisticações. É um equipamento muito útil para manter as iscas vivas ou para conservar o peixe vivo até o momento de ir para casa. Também é usado para manter peixes vivos na água. Os samburás podem ser encontrados em nylon, rígido de aço ou de aço escamoteável.





AGARRA PEIXE

    O agarra peixe é um equipamento de fabricação nacional, desenvolvido a partir de um similar importado, bastante conhecido, o boga grip. Ele é destinado ao pescador esportivo e, como tal, deve ser usado de forma a conservar e manter as condições físicas dos peixes e do ambiente em que vivem. Seu sistema de contenção lhe confere sensível vantagem em relação aos outros equipamentos disponíveis no mercado. Por fixar-se em um único ponto na boca do peixe e evitar maior contato com seus dentes - em função do desenho da "garra" -, ele causa menos danos à presa que se deseja soltar. A exemplo dos outros sistemas, dispensa o contato das mãos do pescador com o corpo do peixe. Com isso, evita lesões na camada protetora do muco que o envolve, e que o protege contra fungos e doenças.
    Para usá-lo, deve-se ter o cuidado de dar um pequeno toque no anel que abre o equipamento para que possa ser melhor fechado, após colocado na boca do peixe. Sua principal desvantagem em relação aos outros equipamentos similares ainda é o preço praticado no mercado. Para muitos, isso pode não significar um problema, uma vez que existem outras formas de se conter os peixes, como bicheiros, puçás e uma boa luva de tecido atoalhado ou emborrachado.
    Obviamente, cabe a cada um escolher o sistema ao qual melhor se adapta. O fundamental para a sobrevivência do peixe capturado e liberado é o cuidado em seu manuseio. E isso nenhum equipamento em especial pode proporcionar. Portanto, é preciso ter bom senso. Se a opção for por este ou aquele sistema, que seja uma escolha consciente. O importante é não soltar um peixe ferido.

ENCASTOADOR

Encastoador, geralmente é encontrado em dois modelos o simples e o duplo, para pesca de espada recomendo o simples. Encastoador  serve para transpassar a isca, (Sardinha,, parati, tanhota, ou qualquer que seja) geralmente o encastoador em uma das pontas você coloca o anzol ou garateia na outra extremidade vai o girador com empate de aço, Assim fica  bem mais rápido e fácil  de transpassar a isca. Não esqueça que  o espada é um predador por isso a cabeça da isca deve ficar sempre para cima ou seja na extremidade oposta ao anzol, todo predador ataca sua vitima por trás.

EMPATE DE AÇO

Empate de aço usado para evitar corte de linha pelos predadores vale pena comprar cabo de aço da marine  vem com cinco metros e você   monta  do tamanho que você julgar necessário, e de extrema importância que sua linhada tenha  empate de aço.
ou você pode comprar  pronto eles já vem com girador  se você não gostar de prepar a tralha vale a pena comprar.

SNAPS

    Os snaps são peças de primeiríssima importância para pescadores que se valem de iscas artificiais. Bastante práticos, eles são grampos que possibilitam que se troque a isca sem ter que cortar a linha e fazer um novo nó. Basta abrir o grampo e efetuar a troca.
    Com grande diversidade de formas e modelos, que atendem aos diferentes gostos dos pescadores, os snaps são comercializados com várias resistências, que devem ser adaptadas ao conjunto. Alguns modelos já vêm providos de destorcedor, eliminando, assim, a necessidade de se usar um outro. Como são muitas as opções, você vai sempre encontrar um snap do jeitinho que deseja.

GIRADORES

    
O girador é utilizado para ligação do chicote a linha mestra, e também para evitar a formação de embaraços na linha, devido ao fisgamento do peixe, principalmente quando este gira muito.













BICHEIROS


O bicheiro é um aparelho usado quando pescamos um peixe grande ou médio e se tem dificuldade para retirá-lo da água. O bicheiro tem a aparência de um anzol, sem fisga, de tamanho grande, medindo uns 30 centímetros, fora o cabo, sendo este de rosca para poder desmontar e facilitar o transporte, ou mesmo interisso em uma única peça.

Vemos na Figura abaixo dois tipos de bicheiros.



COLETE SALVA-VIDAS


O principal equipamento de proteção individual (EPI) para o pessoal embarcado é o colete salva-vidas, como o da imagem. Pode ser inflável ou não. É obrigatório em qualquer embarcação. Mesmo estando à bordo de um bote salva-vidas, deve-se usar o colete, de preferência, no tamanho adequado ao seu tórax, para não ficar muito incômodo.



DESENROSCADOR DE ISCAS

Necessário para a recuperação de iscas que enroscam em obstáculos além do alcance das mãos.

Desenroscador


ALICATE DE BICO

Utilizado para retirar anzóis da boca dos peixes, bem como, auxiliar ao conserto de equipamentos, confecção de empates, aperto de nós, etc.

alicate.gif (2433 bytes)


CANIVETES

    Indispensável na caixa de pesca. Se possível, procure adquirir um produto com aço de qualidade. Existem vários modelos e acredite no fabricados no Brasil, são bons e baratos.











ÓCULOS POLARIZADOS

Muito além de um simples acessório estético, os óculos de sol são parte necessária para a prática da pesca esportiva. Tal como os praticantes de esqui na neve, quando praticando o esporte, os pescadores estão expostos a claridade excessiva em função do reflexo da luz solar que a água proporciona.
Por este motivo, os óculos com lentes polarizadas são os mais indicados para os pescadores. Estas lentes atuam como um filtro para os reflexos de superfícies como a água, proporcionando um maior conforto, contraste e acuidade visual.

TARRAFA

A tarrafa É uma rede de pesca circular, de malha fina, com pesos na periferia e um cabo fino no centro, pelo qual é puxada.















REDES

Redes de emalhar são um tipo de artes de pesca passivas em que os peixes ou crustáceos ficam presos em suas malhas devido ao seu próprio movimento.

São aparelhos relativamente simples, pois consistem, na sua forma básica, em retángulos de rede com flutuadores numa extremidade e pesos na oposta, que são lançada á Água num local onde se saiba haver cardumes de peixe a nadar, os quais ficam "emalhados" ou seja presos nas malhas da rede, normalmente pelos espinhos ou opérculos. Esses retángulos podem ter poucos metros e ser operados por dois pescadores a pé ou de barco, ou podem ter vários quilómetros e constituirem o principal instrumento de pesca dum barco-fábrica.


REPELENTE

O problema: Conhecidos a milhares de anos, os insetos hematófagos ( que se alimentam de sangue), além de causarem desconforto com suas picadas, - pois quando picam, injetam na pele um líquido que causa coceira, inflamação e alergia - podem transmitir graves doenças ao homem, tais como Dengue,Malária, Febre Amarela, Encefalite, Oncocercose, entre outras.

Segundo a Organização Mundial de Saúde-OMS, as 3 doenças mais virulentas do mundo são Malária, Febre Amarela e a Oncocercose.

Infelizmente estes insetos habitam também nas grandes cidades, podendo nos atacar ao ar livre ou mesmo dentro de nossa casa.

MODO DE USAR REPELENTE DE INSETOS : Aplicar uniformemente sobre a pele do corpo, podendo substituir seu hidratante de uso habitual, ou somente sobre as áreas expostas. Reaplique-o quando houver necessidade. Uso externo, evitar mucosas.

DEDAL PARA LAMBARI

Dedal para limpar lambari, feito em couro e elástico para prender na mão. Possui velcro na ponta para facilitar a limpeza.










BÚSSULA

A bússula, serve na orientação, e é muito útil em matas fechadas.











BARRACA

Na hora de um sol quente ou uma chuva, é que se vê a importancia de uma Barraca na pescaira.









BINOCULO

Binóculo, para observação da natureza.









CAIXA TÊRMICA

Sempre útil na beira do rio, a caixa têrmica é indispénsavel para conservar as comidas, bebidas, etc.







CANOA

A canoa, não precisa nem falar de sua importancia na pescaria.










CANTIL

O Cantil é indispensável, nas pescarias, pois evita o trabalho de ter que ficar sempre que tiver sede, voltando no acampamento.







COLCHONETE

Colchonete, outra maneira de ter um certo conforto nas pescarias.










CORTADOR DE LINHA

O cortador de linha, facilita muito na hora de ter que cortar uma linha de pesca.








FOGAREIRO

O Fogareiro, em uma pescaria é muito útil, além de não precisar fazer fogueiras nas beiras do rio, evitando assim riscos de queimadas, e sujeiras na beira do rio.





LAMPIÃO

Lampião, também muito útil em pescarias.









LANTERNA

A boa e fiel Lanterna, indispensável em uma pescaria.










LUVA AGARRAR PEIXE

Luva para agarrar peixe, para não ter aquela frustação,de o peixe escorregar de suas mãos e cair dentro da água.









SACO DE DORMIR

Saco de dormir,para ter um certo conforto nas pescarias.







SUPORTE DE VARA

Suporte para descansar a vara de pesca.Pode ser usada em rios, lagos, etc. Muito usada em Praia.



















TIRA ESCAMAS

Tirador de escamas, para facilitar e a escamação ser mais rápida.








BALANÇA

Um material que não deve nunca faltar na caixa de pesca é uma boa balança. Além de extremamente útil, ela possibilita que o pescador não minta e nem exagere na hora de contar para os amigos o peso de seu peixe!!! A balança também é importante para que o pescador detecte um possível recorde e possa tomar as devidas providências para a sua homologação. Outro uso fundamental (e pouco conhecido) das balanças diz respeito à regulagem da fricção de carretilhas e molinetes. É através da balança que o pescador pode verificar sob que pressão (registrado na balança em quilos ou libras) a linha está sendo liberada. Desta forma, ajusta-se a fricção para que libere linha quando atingir 1/4 ou 1/5 da resistência indicada pelo fabricante da linha.

CARRETINHA

Carretinha, para transporte de sua canoa, e de seus equipamentos.
































MOTOR

Motor de 15,da Yamaha, excelente para sua pesca pesca.





















CAIXA MIÇANGAS

Caixa de miçangas, para ser usada como iscas ou para montar nos chicotes.
















ANZOIS COM MIÇANGAS

Anzois com miçangas, para ser usada como iscas.











ALICATES


ALICATESAlicate multifunção

Os alicates são ferramentas extremamente necessárias na pesca. Existem modelos específicos para cada utilização. Sejam alicates para retirar o peixe da água, para retirar o anzol do peixe ou mesmo para preparar a tralha, é importante que se escolha sempre modelos cujo material sejam resistentes, devido as condições a que serão submetidos, em contato direto com a água, muitas vezes salgada.

Alicates pega-peixe


BOIAS

As diversas espécies de peixes distinguem-se também pelos seus costumes alimentares e habitat. Existem os que vivem e se alimentam em meia água ou no fundo. Para que se possa pescar os de meia água, é necessário manter a isca na profundidade ideal, através da utilização de bóias. Elas permitem inclusive que você regule a profundidade da isca, experimentando até conseguir encontrar a ideal, ou seja, onde os peixes encontram-se.

Hoje são encontradas no mercado diversos modelos de bóias, que se diferenciam no tamanho, nas cores e até mesmo em funções especiais. Os fabricantes geralmente informam a indicação do produto em suas embalagens. Leia com atenção e nunca esqueça que o mais importante é o utilizar equipamento balanceado.


PORTA VARAS

Existem de vários modelos e tamanhos. Eles facilitam o transporte e a conservação das varas.









ANZÓIS

Talvez nenhum outro equipamento de pesca apresente tantas variedades quanto o anzol. Estes variam essencialmente em tamanho, forma e material. O objetivo destas variantes é, obviamente, aumentar o poder de captura do mesmo. Muito embora a escolha do anzol adequado seja determinante na produtividade da pescaria, tenho observado que este é um dos fatores mais negligenciados pelo pescador amador. A tendência geral é acreditar que um anzol médio com boa fisga seja suficiente para o que se deseja.


Desingripante Spray WD-40

Para conservar seus equipamentos, muito util para as tralhas de pesca. Expulsa umidade, elimina rangidos, solta peças oxidadas e libera mecanismos travados.












MOTOR ELÉTRICO

Este é um motor elétrico Phantom é fabricado para as condições de pesca esportiva no Brasil, oferecendo durabilidade, resistência e praticidade. Com ele você locomove a embarcação e se aproxima dos melhores pontos de pesca em silêncio total, sem afugentar os peixes. Agora concentre-se apenas no arremesso porque os peixes já estão ao seu alcance!!! Funciona c/ bateria 12 volts e é muito indicado como motor auxiliar para a pesca com iscas artificiais, devido à sua operação silenciosa. Também pode ser utilizado como motor principal de pequenas embarcações, jangadas ou em pedalinhos em lagos e acudes. Os motores elétrico Phanton são ecologicamentes corretos e não agridem o meio ambiente, pois em sua operação não há nehuma emissão de poluentes, fumaça ou ruido. - 44 libras de potência; - 5 velocidades para frente e 2 para trás; - Manete emborrachado de fácil operação; - Sistema basculante que permite o trabalho em rasuras; - Funciona com bateria 12 volts (não inclusa). - Indicado somente para uso em água doce.


CHUVEIRINHO

Chuveirinho que possui 4 anzóis no tamanho 14 com mola para fixação da massa e ampatados com cabo de aço.

















ROTORES

Rotores feitos em aço inox, ideal para pesca de praia.

















BASTÃO DE LUZ

bastão que proporciona luz através de uma reação química, que ocorre ao dobrá-lo. Recomendado para utilizar durante a pesca noturna. Seu tempo de luminosidade dura em torno de 10 horas. Tamanho: 6mm de diâmetro e 50 mm de comprimento.












VARAS DE PESCA

Artigo utilizado para auxiliar o arremesso de iscas, bem como o trabalho com um peixe fisgado, podendo ser natural como o bambu ou industrializado em fibras (fibras de vidro, boron, epóxi, carbono, etc), ou até mesmo a combinação destes, com o objetivo de melhorar a sua performance. O importante é que estas matérias e seus compostos vão dar origem a varas de ação mais leve ou mais pesada, que poderão ser mais, ou menos flexíveis.










CHUMBADAS

Chumbos: Tradicionalmente conhecidos como chumbada para pesca, onde o nome que tem é pelo fato de serem construídos com chumbo, tendo em vista o seu peso específico e preço, porém nada impede que sejam construídos com outra matéria prima. O fato é que tais pesos tem como finalidade transportar nossas iscas aos lugares onde provavelmente se encontram os peixes. É importante se ter conhecimento sobre os diversos tipos e pesos de chumbada pois estas não são âncoras, elas além do arremesso devem permitir que a isca se desloque lentamente, ajudando na procura do peixe, mas também não deve permitir que a isca corra, fugindo do peixe. Para a escolha do modelo deveremos levar em conta o local e o tipo de fundo em que iremos pescar. Para locais em que existam muitas pedras, utiliza-se pesos arredondados como carambola, gota, pingo, bola, etc.


LINHAS

Atualmente existem diversos tipos de linhas, indo do mono ao multifilamento, com características completamente diferentes quanto a sua aplicação. Estas características estão relacionadas a maciez, resistência a abrasão, a uniformidade da medida do filamento, etc. O importante é que a linha a ser utilizada seja adequada ao tipo de pesca a ser praticada.


POITA

A poita, também conhecida como âncora, é a principal responsável por boas pescarias na modalidade apoitada, já que é ela quem segura o barco na posição ...














PANELAS

Panelas, para fazer uma refeição, memorável na beira do rio!!












Free Web Hosting