Seja bem vindo ao Cantinho da pescaria, o mais novo site de pesca de Araguari e da região do Triângulo Mineiro ! ! !
Cantinho da Pescaria
Pescador
Pulo peixe
Golfinho
Peixe
Tubarão
Salto
Pescaria
Formulário
Cantinho da Pescaria
Pescaria


Cesto de peixes no chão.
Cheio de peixes, o mar.
Cheiro de peixe pelo ar.
E peixes no chão.

Chora a espuma pela areia,
na maré cheia.

As mãos do mar vê e vão,
as mão do mar pela areia
onde os peixes estão.

As mãos do mar vêm e vão,
em vão.
Não chegarão
aos peixes do chão.

Por isso chora, na areia
a espuma da maré cheia.

.:Cecilia Meireles:.
CHICOTES OU RABICHOS

Rabichos, chicotes, paradas, aparelhos, montagens e tantas outras denominações são dadas a esta porção da linha que tem como finalidade portar os anzóis e a chumbada, suportar os lançamentos e dar melhores garantias de embarcar ou retirar da água os peixes que pegamos.

Muitas são também as formas deste material e a qualidade dos acessórios que o compõe e o cuidado dispensado em sua confecção poderão determinar o sucesso ou insucesso de uma pescaria.

Começaremos mostrando um modelo de uso geral fácil de fazer, barato e que chamaremos de convencional com giradores.

As vantagens deste rabicho é que podemos variar a distância entre um girador e outro o que nos permitirá pescar com anzóis mais próximos do chão ou mais a meia água. Ele também facilitará o giro dos anzóis em dois sentidos evitando que as pernadas ou braçoladas se enrosquem .

Quando de sua confecção, podemos variar também o comprimento total do conjunto fazendo com que o arranque seja parte integrante do rabicho. 

Vamos então colocar as mãos para trabalhar e fazer um bom rabicho com arranque para a pesca de beira de praia ou mesmo para pescar em açudes, represas, pesque pagues e por aí afora. Para quem pesca neste lugares e pretende pegar alguns peixes para se divertir ou mesmo para garantir a refeição da família deve ter a sua carretilha ou molinete abastecidas com linhas entre 0,20 e 0,30. Linhas dessa espessura são suficientes para suportar tranqüilamente o peso e força dos peixes que pegaremos nesses ambientes. 

Material necessário: 

 - Linha de nylon - utilizaremos duas vezes o comprimento do seu caniço de linha 0,40. Exemplo se você tem um caniço de 3,50 metros utilizaremos então 7 metros de linha.
 - Miçangas - quatro miçangas
 - Distorcedores - dois onde iremos fixar os anzóis. Note que se você for copiar o modelo do desenho serão necessários três distorcedores que também são chamados de giradores.
 - Grampo com distorcedor, snap com distorcedor, joaninha com distorcedor ou como você preferir chamar com distorcedor. - Uma unidade
 - Linha de estofador 0,40 - ( nome comercial -Linhanyl ) para dar os nós de correr. Alguns preferem fio dental, pode ser usado em uma emergência mas entendemos que não é o ideal pois além de ter sabor não tem resistência a tração, dessa forma não permite que o nó seja bem ajustado ficando o mesmo com um grande volume.

Pegue a ponta do nylon, (não corte um pedaço) simplesmente comece colocando uma miçanga, um distorcedor, outra miçanga, mais uma miçanga, um distorcedor, uma miçanga. Cuide para que as miçangas sejam maiores que a argola do distorcedor isso vai impedir que o mesmo passe sobre elas. Depois de tudo isso vamos colocar o distorcedor com grampo (este grampo irá segurar a sua chumbada).
Vamos ver um bom nó para isso:

Embora na figura apareça uma chumbada este nó também é muito bom para esta aplicação, passe a ponta da linha pela argola do distorcedor e siga os passos.

Temos agora que fixar as miçangas aplicando nós de correr, começamos logo acima do nó do grampo da chumbada. Vamos ver como se faz isso:

Simples não ? Vamos dar aqui uma dica, (não contem para ninguém) no nó de correr dê sempre um número impar de voltas. Recomendamos cinco, assim o nó não desmancha. Aperte bem o nó. Serão quatro nós de correr seguindo o desenho lá de cima e estará quase pronto.
Medimos então a linha (lembre-se duas vezes o comprimento do seu caniço). Qual o motivo dessa medida mágica? Elementar, com esse comprimento o arranque sairá do seu molinete ou carretilha, passará por toda a extensão de seu caniço, ficará pendente um pedaço que vai da ponta do seu caniço até a chumbada e ainda sobrarão algumas voltas em seu equipamento que irão suportar o impacto do lançamento evitando que a sua linha fina se rompa.

Vamos agora emendar esse arranque com a linha de nosso equipamento:

Atribuem vários nomes a este nó, preferimos chamá-lo simplesmente de nó de emenda.

Deveremos ter vários desses arranques em nossa tralha de pesca, assim quando arrebentamos uma linha poderemos rapidamente substituir o material perdido.

Os distorcedores podem ser substituídos por ferragens do tipo rabo de porco, engate rápido ou outros de sua preferência.


Rabo de Porco


Engate rápido


Líder


O líder (ou arranque) nada mais é do que um pedaço de linha mais grossa adicionado a linha de pesca para evitar seu rompimento no arremesso. São necessários na pesca de fundo e meia água e podem ser de três tipos: emendados, colados ou industrializados.

Arranques industrializados têm qualidade excelente e, como sempre, custam caro. Com tamanho total entre 15 e 20 metros, aumentam o diâmetro da linha progressivamente e possibilitam excelentes arremessos.

Para confeccionar os arranques emendados, adicione uma linha com diâmetro maior do que a linha de pesca e progressivamente aumente o diâmetro a cada nova linha colocada. As linhas intermediárias não podem ser curtas demais sob risco de provocar atritos excessivos, use pelo menos 1,5 m. a cada emenda.

Exemplo de Líder para Meia Água

Para os arranques colados siga as mesmas intruções quanto ao aumento do diâmetro, substituindo os nós pela cola específica para linhas monofilamento (comercializada em várias lojas de pesca).

Exemplo de Líder para Fundo

O tamanho final do arranque será aproximadamente o dobro do tamanho total do caniço. O ideal seria montar seu conjunto, passar a linha pelos passadores e emendando o arranque, bobinar a linha até que a linha grossa complete 3 ou 4 voltas no carretel, cortando a linha da ponta na altura do molinete.

Na pesca de beira práticamente não se usa o arranque para não perder a sensibilidade, quando muito atamos uma linha um pouco mais grossa, o suficiente apenas para não arrebentar com o peso do chumbo.

Chicote


Definitivamente o que decide uma boa pescaria é o material que será arremessado dentro d'àgua, pode parecer óbvio, mas muitos pescadores compram excelentes varas, molinetes, carretilhas e anzóis e não dão a importância devida a montagem dos chicotes (ou rabichos), que são a espinha dorsal do equipamento.

Alguns Tipos de Rotor

Na praia são comuns trocas constantes de anzóis e os chicotes devem facilitar essas substituições. O modo mais prático é adotando o uso do rotor, pequenas peças, geralmente confeccionadas artesanalmente. Entre os diversos tipos de rotor existentes, um dos melhores é o chamado "saque rápido".

Colocação de pernada no Rotor Saque Rápido

Um dos maiores benefícios da utilização do rotor é sua ação giratória em relação ao eixo da linha mestra. Isto aumenta o raio de ação do anzol dentro da água e consequentemente as possibilidades de captura dos peixes, além de contribuir para que a linha principal não se torça.


Colocação da Pernada em Rotor Espiral

Montando um chicote para 3 anzóis


Os chicotes devem ser compatíveis com o tipo de pescaria onde será empregado:
Chicotes para a pesca de beira devem ter entre 100 a 120 cm., linha mestra 0,30 mm. (no máximo) e rotores diminutos e o mais leve possível. Este chicote, por ser leve, aumentará a percepção dos pequenos peixes.
Chicotes de meia água terão entre 120 e 140 cm., linha mestra 0,40., e rotores médios.
Para a pesca de fundo terão entre 140 e 160 cm., com linha mestra 0,50 e rotores resistentes.

Material Necessário

Linhas (2 diâmetros)

6 Missangas

Destorcedor

3 Rotores Iguais

Montagem
Inicie fazendo um nó corrediço na linha mestra, para o nó use uma linha mais fina que a usada na linha mestra. O nó será útil nas ocasiões em que os peixes estiverem "preferindo" os anzóis posicionados nas extremidades do chicote, nestas circunstâncias aproxime os rotores deslizando-os pela linha e diminuindo o tamanho das pernadas que foram aproximadas.

Feito o nó, (aperte apenas o suficiente) coloque a missanga seguida de rotor, missanga e outro nó:

Com o primeiro rotor colocado deixe um espaço de linha, que será o tamanho da pernada, (entre 30 e 50 cm.) coloque o segundo rotor (cuidado para não inverter a posição deste) e repita o procedimento acima. Finalize fazendo uma alça na extremidade superior e amarrando o distorcedor na outra.

Chicote Pronto

Assim como acontece com os anzóis, seus arranques e chicotes, mesmo os de reserva, devem estar prontos para uso imediato. Uma maneira prática para acondiciona-los é enrolar individualmente (em anéis largos) e guardar naqueles porta-cartões de visita de escritório.

Free Web Hosting