Seja bem vindo ao Cantinho da pescaria, o mais novo site de pesca de Araguari e da região do Triângulo Mineiro ! ! !
Cantinho da Pescaria
Pescador
Pulo peixe
Golfinho
Peixe
Tubarão
Salto
Pescaria
Formulário
Cantinho da Pescaria
Pescaria


Cesto de peixes no chão.
Cheio de peixes, o mar.
Cheiro de peixe pelo ar.
E peixes no chão.

Chora a espuma pela areia,
na maré cheia.

As mãos do mar vê e vão,
as mão do mar pela areia
onde os peixes estão.

As mãos do mar vêm e vão,
em vão.
Não chegarão
aos peixes do chão.

Por isso chora, na areia
a espuma da maré cheia.

.:Cecilia Meireles:.

Receitas

Piau Frito


Ingredientes:

piau
sal
limão
noz-moscada
ovos
óleo

Modo de Preparo:

Faça cortes laterais e paralelos no peixe para quebrar as espinhas. Tempere o piau com sal, limão e noz-moscada. Quebre três ovos, espalhe com a mão, deixe a carne hidratar por meia hora e frite.

Dicas do Cantinho da pescaria:

- Vire o peixe uma vez só, quando ele se soltar da frigideira;
- Use papel-toalha para absorver o excesso de óleo do peixe frito;
- Para caprichar na apresentação à mesa, forre a travessa com folhas de alface e espalhe rodelas de tomate e limão em volta do peixe.


Arroz com Jabá


Ingredientes:

1/2 quilo de jabá (carne seca)
2 copos de arroz
1 copo de cerveja
1 cebola grande
1 tomate grande
1 batata-doce média
salsinha
alho

Modo de Preparo:

Numa panela com óleo, frite o alho e cebola para formar o "fundo de panela". Cortar a carne seca em pedaços iguais e fritar com nesse "fundo de panela". Depois de frito crescentar o tomate picado, o copo de cerveja, meio copo de água e os pedaços não muito pequenos de batata-doce. O tomate e a batata-doce servem também para contrabalançar o sal do jabá. Quando a batata estiver pré-cozida, acrescentar o arroz e a salsinha, tampar a panela e esperar 15 minutos. O arroz não deve ficar seco.


Bacalhoada

INGREDIENTES:
  • 1,5 kg de bacalhau salgado
  • 800 g de batatas descascadas e em fatias entre 0,5 e 1 cm
  • 1 pimentão verde cortado em tiras
  • 1 pimentão vermelho cortado em tiras
  • 2 cebolas grandes fatiadas
  • 2 dentes de alho picadinhos
  • 2 tomates maduros sem pele e sem semente cortados em pedaços grandes salsa picada
  • 100 g de azeitonas pretas sem caroço
  • 1 pitada de pimenta-do-reino (se gostar)
  • 3 ovo cozido
  • azeite para regar
  • sal a gosto

  •  

1h 30min 6 porções
MODO DE PREPARO:
  1. Deixe o bacalhau de molho de um dia para o outro, trocando a água pelo menos três vezes.
     
  2. Desfie e reserve.
     
  3. Em uma panela grande, coloque as batatas, cubra com água e cozinhe por cerca de 20 minutos, com a panela tampada.
     
  4. Escorra, corte as batatas em rodelas finas e reserve.
     
  5. Em um refratário retangular untado com azeite, faça camadas, começando com os tomates, depois a cebola, as batatas, o Bacalhau, as ervilhas, os pimentões, as azeitonas e o cheiro-verde.
     
  6. Tempere com 1 colher (chá) de sal e 1 colher (café) de Aji-no-moto", e regue com o azeite.
     
  7. Repita o processo e finalize com os ingredientes que restarem.
     
  8. finalmente, distribua sobre a superfície as rodelas de ovo cozido, regue novamente com o azeite de oliva e leve ao forno baixo (150 graus), pré-aquecido, por cerca de 1 hora ou até que os ingredientes estejam "al dente".
     
  9. Sirva em seguida.
     
  10. Sirva com arroz branco, salada verde e o vinho da sua preferência.
     
  11. Se sobrar, sirva frio no dia seguinte.
     
  12. É uma delícia também.
     

CALDO DE PIRANHA

Ingredientes

Modo de Preparo:

Coloque em uma panela grande as piranhas em postas, formando um círculo, de modo que fique um buraco no meio. Em seguida, acrescente a cebola picada, tomate picado, mandioca, coentro, pimenta e salsa, tudo a gosto. Acrescente água até cobrir bem os pedaços de piranhas. Deixe no fogo por meia hora. Sirva em cumbucas. Pode-se acrescentar uma colher de sopa de farinha de mandioca torrada na cumbuca. Conforme vai tirando o caldo, pode ir acrescentando água na panela, como fazem com o chimarrão


FAROFA DE LAMBARI

Ingredientes

Modo de Preparo:

Limpe o lambari, salgue bem (vai ser o único sal da farofa) e frite até ficar bem torrado. Em seguida, no mesmo óleo, murche a cebola picada. O lambari já frito deve ser moído (em pilão, com a mão ou na máquina). Em seguida, passe na máquina de moer a cebola murcha junto com farinha de mandioca torrada. Acrescente o lambari já moído. Nesta mistura final acrescente um pouco do óleo da fritura para umedecer levemente e, se for o caso, corrija o sal.

Dica: a farofa de lambari pode ser comida ao gosto de cada um: sozinha, com café, como tira-gosto, com feijão ou como acompanhamento de carnes. Para fazer pirão é só acrescentar água quente.  


PIRÃO DE PEIXE

Ingredientes

Modo de Preparo:

Ferva a carcaça sem sal, tire para esfriar e deixe o caldo na panela. Desfie a carcaça e coloque a carne no caldo fervendo. Acrescente cebola, tomate, pimentão verde, pimenta vermelha e gengibre picados, salsinha, coentro e sal. Tampe a panela e deixe cozinhar por 20 minutos. Por último, coloque o tempero à base de noz-moscada e vá acrescentando a farinha de mandioca torrada aos poucos, mexendo para não empelotar. O pirão pode ficar bem cremoso ou mais grosso, a escolher.


ARROZ COM PEIXE

Ingredientes

Modo de Preparar

Tempere os pedaços de peixe com sal, noz-moscada e limão, quebre ovos sobre eles, mexa com as mãos e deixe descansar. O ovo amacia o peixe. Frite bem os pedaços de peixe e reserve. No mesmo óleo da fritura do peixe faça o fundo de panela (cebola picada e alho) e coloque macarrão miudinho, arroz, sal e água suficiente para o cozimento. Quando está quase no ponto coloque a salsinha picada e os pedaços de peixe por cima; se necessário, coloque também um pouco a mais de água para o arroz "chegar".


TRAÍRA FRITA

Ingredientes

Modo de Preparo:

Tire o espinhaço e a cabeça da traíra. Com cortes paralelos, seccione as espinhas. Tempere o peixe com sal, noz-moscada ralada, limão, quebre três ovos, misture tudo e deixe 20 minutos para hidratar. Passe a traíra numa mistura meio a meio de fubá com farinha de trigo, frite e sirva na travessa enfeitada com alface e rodelas de limão                                                                     


TUCUNARÉ COM FAROFA DE BANANA

Ingredientes

Modo de Preparo:

Limpe e abra o tucunaré em manta e tempere com sal, limão e noz-moscada ralada. Enquanto o peixe pega o gosto do tempero, faça a farofa misturando todos os ingredientes, de modo que nenhum deles se sobressaia na quantidade: pimentões amarelos e vermelhos, cebolas e tomates cortados em pedaços médios, champignons, azeitonas, salsinha, coentro, bananas em rodelas (ajudam a esquentar a farofa e a assar o peixe de dentro para fora), farinha de milho, suco de limão, noz-moscada, sal e uma dose de uísque (ajuda a umedecer e dá aroma à farofa). Recheie o peixe com a farofa, passe bastante sal na escama (a escama salgada faz as vezes do papel alumínio), coloque um pouco de água na fôrma para não grudar e leve ao forno por 40 minutos. Depois, tire o espinhaço e a escama e o prato está pronto para ser servido.


TUCUNARÉ COM BRÓCOLIS

      Ingredientes

Modo de Preparo:

Tire o espinhaço e a cabeça do peixe. Abra o peixe e tempere com sal, noz-moscada e limão. Torne a passar o sal por fora do peixe. Coloque o tucunaré aberto na grelha e regue com azeite; leve para grelhar por cerca de 40 minutos. Enquanto isso, numa frigideira grande com óleo, frite um pouco o alho. A seguir jogue o brócolis cru, com sal à vontade. Deixe o fogo alto e vá mexendo sempre para não juntar água. Por fim, é só espalhar o brócolis sobre o peixe grelhado


TUCUNARÉ À DORÊ

      Ingredientes

Modo de Preparo:

Tempere os filés com sal, noz-moscada ralada e limão. Passe os filés na farinha de trigo, nos ovos batidos e frite em óleo bem quente. Para o acompanhamento esquente na manteiga aspargos, ervilhas frescas e os pedaços de manga. Na travessa arrume os filés fritos com a guarnição e enfeite com pétalas de salsinha. O acompanhamento pode ser com outros legumes e frutas, ao gosto de cada um.


Voltar

Free Web Hosting